Notícia / MENSAGEM DE ANO NOVO
Geral

MENSAGEM DE ANO NOVO

2026, Feb 20
Federação
978
0

 

Caros Dadores de Sangue, Dirigentes Voluntários da Dádiva de Sangue e Dirigentes das Associações /Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue

Ao se iniciar o ano de 2025, é o momento de agradecer por tudo o que foi conquistado durante o ano de 2024 e enviar votos de felicidades a todos que fazem parte desta causa.

Que o Ano-Novo 2025 seja repleto de luz, amor e realizações para todos. Que cada dia seja uma nova chance de conquistar os nossos objetivos.

Que neste Ano-Novo, todos tenhamos a sabedoria para aproveitar todas as oportunidades que surgirem, e que cada passo dado seja em direção a uma vida mais plena e feliz.

Que 2025 seja um ano de grandes vitórias, onde a colaboração e serviços da FEPODABES, continuaram ao vosso dispor.

Que o Ano-Novo traga um recomeço cheio de esperança, e todos os nossos parceiros tenham o verdadeiro sentido da palavra nas suas ações durante todo ano.

A FEPODABES continuará a estar ao lado dos DADORES DE SANGUE com o pensamento nos DOENTES, assim continuaremos a lutar pelo melhor reconhecimento de quem estende o braço para salvar vidas e também na melhor valorização de todos os dirigentes da dádiva sangue.

Assim desejamos que 2025 seja o ano em que nossos sonhos e objetivos se tornem realidade, onde todos conquistem seus objetivos e vivam momentos de felicidade plena ao lado de todos os nossos parceiros.

Não podemos continuar com um movimento dividido por interesses de alguns responsáveis que está forma de trabalhar lhe dê mais jeito  em ter um movimento dividido, a FEPODABES continuará a lutar por um movimento unido e a volta do melhor reconhecimento do dador e do dirigente da dádiva de sangue , é este movimento que ao logo de vários anos tem mantido cerca de 70 % das dadiva de sangue ao IPST IP, assim este resultado dá-nos toda a legitimidade de ser-mos reconhecidos como parceiro á mesa da discussão e elaboração de vários planos e estratégias para o futuro da dádiva de sangue em Portugal .

Feliz 2025!

Relacionados
Geral
+

NOVOS CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE DADORES DE SANGUE

  Idade: dos 17 anos aos 70 anos (17 aos 18 acompanhados pelo tutor) Primeira Dádiva - o limite de idade para a primeira dádiva que até agora era de 60 anos, deixa de existir, passando a aprovação para a dádiva a depender de critério do médico do serviço de sangue.  Aumento do limite da idade para a dádiva - Os Dadores regulares e saudáveis poderão continuar a dar sangue até aos 70 anos, desde que sejam submetidos a avaliação médica individual. Cessação de Impedimento definito para as seguintes situações: Ter residido no Reino Unido entre 1980 e 1996. Ter recebido uma transfusão sanguínea depois de 1980 (os candidatos à dádiva que tenham sido transfundidos devem aguardar 120 dias). Impedimento temporário: Deixa de existir o período de suspensão para o Vírus do Nilo Ocidental (WNV), pela disponibilização de TAN (Teste de Ácidos Nucleicos) individual por parte do IPST. Ingestão de Alimentos: Deixa de ser impeditivo para a dádiva, a ingestão de qualquer refeição leve, não sendo obrigatório aguardar a digestão, desde que não exista sensação de enfartamento após a refeição. Cirurgia Bariátrica: A pessoa candidata à dádiva de sangue que se submeteu a Sleeve ou By-pass, poderá dar sangue após 180 dias da intervenção cirúrgica se:Tiver valores de Hemoglobina dentro dos limites aceite(homem ≥13,5 g/dL; mulher ≥ 12,5g/dL);Se não tem repercussão fisiológica da cirurgia, nomeadamente:peso estabilizado;Sem deficit de ferro, vitamina B12, folato, cálcio e vitamina D. Para a verificação destes parâmetros terá de fazer acompanhar-se de análises recentes). Evite DESLOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS, já pode preencher online, é simples e rápido, o questionário de autoavaliação em www.ipst.pt | (https://plataforma.dadiva.ipst.pt/donor/blood/self-assessment)