Notícia / Como Organizar uma sessão de colheita
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Como Organizar uma sessão de colheita

2025, Jun 30
Federação
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Contacte a FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue. Este contacto pode ser feito por telefone 910696032  ou email direcao@fepodabes.pt. Envie o nome da sua instituição, contactos e número de candidatos à dádiva e outras informações que considere relevantes para a realização da Sessão de Colheita, como por exemplo data e horário pretendido.

Será posteriormente contactado pela FEPODABES, que o informará das condições de viabilização da ação. Caso haja uma resposta positiva de ambas as partes, será marcada uma visita às vossas instalações com um profissional da Promoção da Dádiva.

Nesta reunião, será acordado a data, horário e ainda avaliadas as condições de espaço. Durante este encontro será, também, articulada toda a logística, bem como a estratégia de divulgação junto dos potenciais dadores.

 

Condições para organizar uma colheita conjunta

Dádiva de Sangue / inscrição CEDACE

 

Para esta ser possível é necessário um espaço funcional e possuir as seguintes características:

·        Visível e de fácil acesso aos dadores;

·        Arejado, amplo e bem iluminado (40m2);

·        Possibilidade de diferentes valências para inscrição, triagem, zona de colheita e ainda um espaço reservada à pequena refeição pós-dádiva. A triagem clínica requer um espaço independente, junto ao local de colheita (condição preferencial);

Inscrição de Dadores: existência de 2 mesas, 4 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis;

Triagem Clínica: existência de 1 mesa, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis. O local definido tem que garantir a privacidade da entrevista. Pode-se recorrer a biombos.

Colheita de Sangue: existência de 2 mesas, 2 cadeiras e tomada elátrica para computadores portáteis. É importante que o chão seja lavável. Esta é a fase da Sessão de Colheita que requer mais espaço.

Pequena Refeição: 2 mesas, 4 a 6 cadeiras e tomada de corrente elétrica.

·        Chão lavável (condição preferencial);

·        Vários pontos de luz;

·        Instalações sanitárias próximas;

·        Disponibilidade de mesas e cadeiras.

A dimensão do espaço, bem como o número de mesas e cadeiras, pode variar de acordo com a previsão de candidatos à dádiva. Caso não disponha de espaço físico o Centro de Sangue e da Transplantação disponibiliza uma Unidade Móvel.

 

Requisitos para colocação de Unidade Móvel

Quando se verificar inviável a organização de uma Sessão de Colheita em espaço físico cedido pela instituição organizadora, ou, se considere mais benéfico dispor de uma Unidade Móvel, poderá optar-se pela organização de uma Sessão de Colheita em espaço público com recurso a Unidade Móvel

 

Características da Unidade Móvel

·        10.70m | 3.30m | 2.55m

·        Peso 18 t (peso bruto)

Requisitos do local de estacionamento:

·        Espaço (dimensão da viatura)

·        Pavimento (peso)

·        Acessibilidade (manobras)

·        Instalações sanitárias próximas

·        Estacionamento lado direito/portas

·        Visibilidade

·        Acesso a corrente elétrica (a menos 80m)

·        Exposição solar (Verão)

 

Os potenciais dadores deverão, sempre, dirigir-se ao local da inscrição devidamente identificados e cumprir os seguintes requisitos:

  • Dádiva de Sangue

·        Idade compreendida entre os 18 e 65 anos (as pessoas candidatas com 17 anos podem fazê-lo mediante consentimento dos pais/e ou em caso de emancipação por casamento de acordo com o estabelecido na lei);

·        Ter hábitos de vida saudáveis;

·        Ter peso igual ou superior a 50kg;

·        Não estar em jejum nem no período da digestão;

·        Não ter recebido transfuões de sangue desde 1980.

 

  • Inscrições do CEDACE

·        Idade compreendida entre os 18 e os 35 anos;

·        Peso igual ou superior a 50kg, e altura igual ou superior a 1,50m;

·        Não estar em jejum;

·        Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980;

·        Não ser portador de doenças crónicas ou auto-imunes.

 

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Peregrinação Nacional de Dadores de Sangue a Fátima/2025

Referente a  Peregrinação Nacional de Dadores de Sangue a Fátima/2025  que se realiza no dia 21 de Setembro , vimos pela presente  enviar o cartaz de divulgação do  evento , assim segue o programa , e todas as informações importantes , afim de garantir brindes para todos os presentes e preparar o espaço solicitamos a  todos que façam a vossa inscrição por via email até ao dia 1 de setembro de 20251º Pedimos que sejam respeitados os horários e locais a fim de tudo correr pelo melhor , desde já informamos que nesse dia se realiza também a bênção dos capacetes em Fátima e assim deve ser um dia com muita gente no santuário. INFORMAÇÕES :  - Os Autocarros e veículos ligeiros devem estacionar no Parque número 7 que fica por trás da basílica de Fátima ( em frente ao parque HOTEL DOMUS PACIS, estará uma viatura da FEPODABES para entregar a cada responsável das Associações /Grupos ou Núcleos um saco com os brindes)- Seguidamente os participantes devem se deslocar para o Santuário para junto da estátua de Sua Santidade o Papa João Paulo II Local habitual – Concentração - No fim das Cerimónias (Procissão e missa e adeus ) devem os participantes se deslocar para os autocarros e seguir as seguintes indicações - Rotunda dos Pastorinhos e seguir indicações Igreja Matriz cerca de 1500 mts.- Igreja Matriz de Fatima ( Local onde os pastorinhos foram batizados ) Igreja Paroquial de Fátima Igreja Paroquial de FátimaRua Pe. Manuel António Henriques2495-564 Fátima  Programa : 09h15 - Concentração das Associações /Grupos e Núcleos junto da Estátua de Sua Santidade de João Paulo II ( Local habitual) 09h45 – Desfile das Associações /Grupos e Núcleos com os Estandartes desde da Estátua de Sua Santidade até a Capelinha das Aparições 10h00- Terço na Capelinha das Aparições10h30- Procissão para o Altar do Recinto 11h00- Missa Internacional 13h00 – Abertura do Espaço para o Almoço (A FEPODABES garante o espaço, algumas mesas e cadeira, no que toca ao almoço será em forma de piquenique ( cada um traz o seu, como podem trazer também mesas e cadeiras )Salão da Igreja Matriz de Fatima ( Local onde os pastorinhos foram baptizados ) 14h00-  Entrega de diplomas de participação a todas as Associações / Grupos e Núcleos 16h00 – Termino da Animação   NOTA: Solicitamos a  presença do estandarte ou Bandeira de cada Associação /Grupos ou Núcleo de Dadores de Sangue .