Notícia / Como Organizar uma sessão de colheita
Geral

Como Organizar uma sessão de colheita

2026, Feb 06
Federação
1225
0

Contacte a FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue. Este contacto pode ser feito por telefone 910696032  ou email direcao@fepodabes.pt. Envie o nome da sua instituição, contactos e número de candidatos à dádiva e outras informações que considere relevantes para a realização da Sessão de Colheita, como por exemplo data e horário pretendido.

Será posteriormente contactado pela FEPODABES, que o informará das condições de viabilização da ação. Caso haja uma resposta positiva de ambas as partes, será marcada uma visita às vossas instalações com um profissional da Promoção da Dádiva.

Nesta reunião, será acordado a data, horário e ainda avaliadas as condições de espaço. Durante este encontro será, também, articulada toda a logística, bem como a estratégia de divulgação junto dos potenciais dadores.

 

Condições para organizar uma colheita conjunta

Dádiva de Sangue / inscrição CEDACE

 

Para esta ser possível é necessário um espaço funcional e possuir as seguintes características:

·        Visível e de fácil acesso aos dadores;

·        Arejado, amplo e bem iluminado (40m2);

·        Possibilidade de diferentes valências para inscrição, triagem, zona de colheita e ainda um espaço reservada à pequena refeição pós-dádiva. A triagem clínica requer um espaço independente, junto ao local de colheita (condição preferencial);

Inscrição de Dadores: existência de 2 mesas, 4 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis;

Triagem Clínica: existência de 1 mesa, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis. O local definido tem que garantir a privacidade da entrevista. Pode-se recorrer a biombos.

Colheita de Sangue: existência de 2 mesas, 2 cadeiras e tomada elátrica para computadores portáteis. É importante que o chão seja lavável. Esta é a fase da Sessão de Colheita que requer mais espaço.

Pequena Refeição: 2 mesas, 4 a 6 cadeiras e tomada de corrente elétrica.

·        Chão lavável (condição preferencial);

·        Vários pontos de luz;

·        Instalações sanitárias próximas;

·        Disponibilidade de mesas e cadeiras.

A dimensão do espaço, bem como o número de mesas e cadeiras, pode variar de acordo com a previsão de candidatos à dádiva. Caso não disponha de espaço físico o Centro de Sangue e da Transplantação disponibiliza uma Unidade Móvel.

 

Requisitos para colocação de Unidade Móvel

Quando se verificar inviável a organização de uma Sessão de Colheita em espaço físico cedido pela instituição organizadora, ou, se considere mais benéfico dispor de uma Unidade Móvel, poderá optar-se pela organização de uma Sessão de Colheita em espaço público com recurso a Unidade Móvel

 

Características da Unidade Móvel

·        10.70m | 3.30m | 2.55m

·        Peso 18 t (peso bruto)

Requisitos do local de estacionamento:

·        Espaço (dimensão da viatura)

·        Pavimento (peso)

·        Acessibilidade (manobras)

·        Instalações sanitárias próximas

·        Estacionamento lado direito/portas

·        Visibilidade

·        Acesso a corrente elétrica (a menos 80m)

·        Exposição solar (Verão)

 

Os potenciais dadores deverão, sempre, dirigir-se ao local da inscrição devidamente identificados e cumprir os seguintes requisitos:

  • Dádiva de Sangue

·        Idade compreendida entre os 18 e 65 anos (as pessoas candidatas com 17 anos podem fazê-lo mediante consentimento dos pais/e ou em caso de emancipação por casamento de acordo com o estabelecido na lei);

·        Ter hábitos de vida saudáveis;

·        Ter peso igual ou superior a 50kg;

·        Não estar em jejum nem no período da digestão;

·        Não ter recebido transfuões de sangue desde 1980.

 

  • Inscrições do CEDACE

·        Idade compreendida entre os 18 e os 35 anos;

·        Peso igual ou superior a 50kg, e altura igual ou superior a 1,50m;

·        Não estar em jejum;

·        Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980;

·        Não ser portador de doenças crónicas ou auto-imunes.

 

Relacionados
Geral
+

NOVOS CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE DADORES DE SANGUE

  Idade: dos 17 anos aos 70 anos (17 aos 18 acompanhados pelo tutor) Primeira Dádiva - o limite de idade para a primeira dádiva que até agora era de 60 anos, deixa de existir, passando a aprovação para a dádiva a depender de critério do médico do serviço de sangue.  Aumento do limite da idade para a dádiva - Os Dadores regulares e saudáveis poderão continuar a dar sangue até aos 70 anos, desde que sejam submetidos a avaliação médica individual. Cessação de Impedimento definito para as seguintes situações: Ter residido no Reino Unido entre 1980 e 1996. Ter recebido uma transfusão sanguínea depois de 1980 (os candidatos à dádiva que tenham sido transfundidos devem aguardar 120 dias). Impedimento temporário: Deixa de existir o período de suspensão para o Vírus do Nilo Ocidental (WNV), pela disponibilização de TAN (Teste de Ácidos Nucleicos) individual por parte do IPST. Ingestão de Alimentos: Deixa de ser impeditivo para a dádiva, a ingestão de qualquer refeição leve, não sendo obrigatório aguardar a digestão, desde que não exista sensação de enfartamento após a refeição. Cirurgia Bariátrica: A pessoa candidata à dádiva de sangue que se submeteu a Sleeve ou By-pass, poderá dar sangue após 180 dias da intervenção cirúrgica se:Tiver valores de Hemoglobina dentro dos limites aceite(homem ≥13,5 g/dL; mulher ≥ 12,5g/dL);Se não tem repercussão fisiológica da cirurgia, nomeadamente:peso estabilizado;Sem deficit de ferro, vitamina B12, folato, cálcio e vitamina D. Para a verificação destes parâmetros terá de fazer acompanhar-se de análises recentes). Evite DESLOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS, já pode preencher online, é simples e rápido, o questionário de autoavaliação em www.ipst.pt | (https://plataforma.dadiva.ipst.pt/donor/blood/self-assessment)