Inicio
Quem Somos
O Gotas
Agenda
Orgãos directivos
Galeria
Notícias
Informações Úteis
PARCEIROS
Contactos
Inicio
Quem Somos
O Gotas
Agenda
Orgãos directivos
Galeria
Imagem
Video
Newsletter
Notícias
Informações Úteis
20 dúvidas
Triagem Clinica
Condecorações
Plasma
Reservas de Sangue
Circuito do dador
Filiados
1º Dádiva de Sangue
Parcerias
PARCEIROS
Anafre
ANMP
Dador
INEM
IPST
MOVIJOVEM
Contactos
Área associados
PT
Notícia
/
NOTA INFORMATIVA - 19 DE SETEMBRO DE 2025
Geral
NOTA INFORMATIVA - 19 DE SETEMBRO DE 2025
2025, Oct 14
Federação
622
0
NOTA INFORMATIVA DA CREPC PARA O MOVIMENTO ASSOCIATIVO - 19 DE SETEMBRO DE 2025
Relacionados
Geral
+
Nova plataforma Fale Connosco ..... IPST IP
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST) tem a honra de informar que se encontra disponível a nova plataforma Fale Connosco, um canal digital único destinado a reforçar a comunicação entre o IPST, os cidadãos e as entidades parceiras. O Fale Connosco garante o registo, acompanhamento e resposta a todas as comunicações de forma transparente e célere, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo IPST. O acesso é simples, através do site institucional do IPST ou por QR Code disponível em materiais de divulgação e nos locais de atendimento. Com este novo canal, o IPST pretende reforçar a confiança, a proximidade e a colaboração com todos os que diariamente contribuem para a dádiva, a transfusão e o transplante em Portugal. Através desta plataforma podem ser submetidos:Pedidos de informação;Sugestões de melhoria;Elogios;Reclamações.
Geral
+
Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância de 2024
A FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue ao tomar conhecimento do Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância de 2024 e após leitura do mesmo e analise, verificamos que em 2024 houve uma diminuição de dadores e de dadivas por mil habitantes e também no que toca a dadores de primeira vez.No que se refere a distribuição por sexo, continua a registar um aumento no sexo feminino.A distribuição etária da população de dadores continua a registar o envelhecimento progressivo da população de dadores com aumento da idade média entre os 24 a 44 anos e de 45 aos 65 anos, e uma diminuição nos grupos etários entre os 18 e os24 anos e entre os 25 e os 44 anos. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, através dos seus três Centros colheu, no ano de 2024, 58,36% das dádivas nacionais (175 040), proporcionalmente o valor é semelhante ao do ano anterior, ligeiramente superior, fruto do trabalho, dedicação e resiliência das Associações /Grupos e Núcleos de dadores de Sangue e dos profissionais de saúde do IPST IP. Posto isto no nosso entender é urgente, alterar algo na dadiva de sangue, mais incentivos, mais promoção, melhor planeamento, mais profissionais de saúde afim de fazer face a muitos pedidos de realização de colheitas de sangue e diminuição do tempo de espera nas sessões de colheitas de sangue, alteração de horários de atendimento aos dadores nomeadamente nos hospitais.
Geral
+
Tragédia ocorrida na cidade de Lisboa, no Elevador da Glória
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, lamenta profundamente o acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, e apresenta mais uma vez as sentidas condolências aos familiares das vítimas e assim enviamos nota de pesar para a Presidência da República, Primeiro Ministro, Presidente da Camara Municipal de Lisboa e Assembleia Municipal de Lisboa. A FEPODABES ao tomar conhecimento do acidente pela comunicação social contactou diretamente a Presidente do Conselho Diretivo do IPST IP afim de nos disponibilizar caso fosse necessário ajuda para ultrapassar o acontecido na tragédia ocorrida na cidade de Lisboa, no Elevador da Glória, com tão elevado custo de ferimentos, mobilizando assim algumas Associações/Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue da região de Lisboa e Vale do Tejo de imediato para fazer colheitas de sangue , o mesmo procedimento aconteceu em contacto direto com o Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria . Após estes contactos fomos informados que da parte do IPST IP estava a ser reforçadas as reservas de sangue no Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, de forma a promover a melhor resposta às necessidades que surgiam.No momento as existências em sangue e componentes sanguíneos satisfazem as necessidades, no que toca ao Hospital Santa Maria, foi-nos comunicado que estava tudo controlado. Deste acidente há a lamentar até hoje 16 vítimas mortais e um total de 23 feridos assistidos pelas equipas médicas do INEM (10 feridos graves) Além desta situação emergência, são muitas outras as situações em que a transfusão sanguínea salva a vida de muitos doentes, assim a FEPODABES volta a apelar a toda a população saudável que seja solidário e partilhe o melhor de si.Dê sangue! Saiba mais em www.fepodabes.pt ou AP/DSangue onde pode dar
Pré-inscrição de dador
Submeter